JABUTICABA: A fruta que dá no caule!!!

100% nativa do nosso país, quanto mais velha a árvore, melhor e mais produtiva fica!

Publicado em
JABUTICABA: A fruta que dá no caule!!!

  A jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica, conhecida há mais de 400 anos, pode ser cultivada em jardins, quintais, pomares e também como planta ornamental. Apesar de ser conhecida desde os primórdios pelos povos nativos, foi descrita na botânica em meados do século XIX.

   É uma fruta originária do Brasil, nativa da Mata Atlântica. Seu nome vem do tupi onde ïapotï'kaba, que significa "frutas em botão".

 Hoje, são conhecidas mais de 30 variedades de Jabuticabeiras, seus nomes populares são: Jabuticabeira Sabará, Jabuticabeira Olho de Boi, Jabuticabeira Paulista, Jabuticabeira Ponhema e outras.

  O fruto da jabuticaba cresce preso no tronco e nos galhos da árvore. Muito docinha quando madura, ela tem em seu interior uma polpa branca, que contrasta com sua casca roxa. Colhê-la acaba se tornando difícil, mas provavelmente, o maior prazer de se comer jabuticaba é tirá-la do pé na hora da degustação!

  Trata-se de uma árvore de porte médio, podendo chegar até 09 metros de altura, dependendo da espécie. Mas, algumas delas podem levar entre 10 e 15 anos para frutificar!

  Como regra geral, de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro podemos colher as jabuticabas, sempre docinhas e saborosas. A frutificação é abundante, cobrindo o tronco, os galhos e, ocasionalmente, até as raízes descobertas. Ela desenvolve-se bem tanto em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 20ºC (Rio Grande do Sul) quanto em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 30ºC (Pará). Só não suporta estiagens prolongadas e geadas fortes.

  A safra, mesmo abundante, dura pouco. Mas a jabuticabeira tem uma grande longevidade: Leva muitos anos para dar os primeiros frutos e quando começa, não para mais!

  Além dos frutos, a jabuticabeira fornece uma madeira muito resistente, utilizada até como vigas, e as flores servem de alimento para as abelhas produzirem mel. 

REFERÊNCIAS:
A Jabuticabeira. Disponível em: http://www.jabuticabeira.com.br/
Se é do Brasil e não é jabuticaba, não presta. Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/

Deixe um comentário