X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

JAMELÃO: frutinha com gosto de infância!

Seus pequenos frutos que lembram azeitonas pretas, além de saborosos, são ricos em vitamina C, fósforo e substâncias antioxidantes.

Publicado em
  • Compartilhe:

O jamelão, jambolão, jambu, jambuí, jamborão, baguaçu, jalão, joão-bolão, topin, manjelão, azeitona-preta, ameixa roxa, baga-de-freira, oliveira, azeitona-roxa, brinco-de-viúva ou guapê é o fruto da planta de mesmo nome da família Myrtaceae

O Jamelão é uma árvore originária da Indonésia, China e Antilhas, e desenvolve-se em clima equatorial, subtropical e tropical. Possui frutos pretos, semelhantes a azeitonas, muito procurados por pequenos pássaros, é cientificamente denominado de Syzygium cumini.

Uma árvore que encontra-se com facilidade no quintal, principalmente em cidades pequenas ou subúrbios. Mas embora não seja aquela fruta que as pessoas buscam para comprar no mercado, ela possui benefícios poderosos que não devem ser descartados, pois é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante. Isso significa que ele combate o excesso de radicais livres, que causam a oxidação das células e consequentemente o podem colaborar para o desenvolvimento do câncer. Além disso, é bom lembrar que essa vitamina também ajuda a acelerar o metabolismo, e portanto é uma ótima aliada de quem pratica exercícios.

Ao amadurecer, o jamelão possui coloração roxa escura, em volta da sua semente há uma polpa que possui sabor adocicado com um leve toque travento devido ao tanino.

No Brasil, sua frutificação abundante ocorre de dezembro a fevereiro.

Chá de Jamelão: As folhas do Jambolão são muito consumidas em formato de chá, devido às suas diversas propriedades medicinais, que servem à diversos objetivos. Ele possui propriedades antialérgicas e anti-inflamatórias, o que é especialmente benéfico para pessoas que sofrem com alergias. Isso sem falar que ele reduz o índice glicêmico e a pressão arterial, e portanto também é indicado tanto para diabéticos quanto para hipertensos.

Fruta fresca: Essa é a primeira e mais simples forma de se consumir o jamelão e dessa forma se beneficiar de todas as suas propriedades curativas. Isso porque essa pequena fruta é rica em vitamina C, flavonoides e taninos. Os taninos são substâncias de origem vegetal que possuem ação antioxidante, anti diabética e anticancerígena. Como resultado, temos a prevenção e tratamento de doenças metabólicas e cardiovasculares.

Suco: O suco também é uma ótima forma de receber os benefícios dessas pequenas frutinhas, só que de forma mais rápida. Isso porque os líquidos são absorvidos mais rapidamente pelo nosso organismo. Para fazer o suco de jamelão você pode bater uma porção da fruta no liquidificador com meio copo de água.

 

REFERÊNCIAS:

Chá de Jambolão. Disponível em: https://www.raiznativa.com.br/cha-de-jambolao-jamelao-organico-30g-kampo-de-ervas

Jamelão: você sabe o que é e quais são os seus benefícios? Disponível em: https://www.pensenatural.com.br/jamelao/

Jamelão: fruta destrói células cancerígenas e previne vários problemas de saúde. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/jamelao-fruta-destroi-celulas-cancerigenas-e-previne-varios-problemas-de-saude_a8544/1

Jamelão: O que é, benefícios e como utilizar. Disponível em: https://natuelife.natue.com.br/jamelao-o-que-e-beneficios-e-como-utilizar.html


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

15 Out 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também