X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

KIWI: o exótico azedinho que conquistou mercado

Fruta de cor vibrante, sabor marcante e cheia de benefícios!

Publicado em
  • Compartilhe:

Tudo é exótico no kiwi, desde sua origem nas regiões frias e úmida da China até a denominação dada ao fruto que é em homenagem a ave símbolo da Nova Zelândia com a qual se aproxima na forma e nas cores vibrantes, e até no sabor extravagante e valor nutritivo.

O Kiwi é uma fruta da espécie Actinidia deliciosa, do gênero Actinidia, típica de locais com clima temperado que possui polpa verde e uma casca marrom coberta de pelinhos.

Benefícios: É considerado o fruto com maior quantidade de vitamina C já identificado, além de ser particularmente rico em alguns sais minerais como o magnésio. Tem alta carga de antioxidantes – substâncias que combatem danos e o envelhecimento precoce das células, fenômeno associado a um grande número de doenças que vai de doenças cardiovasculares à câncer. É uma boa fonte de fibra alimentar, contribuindo com a saúde intestinal.

Comércio: o fruto, com um toque azedinho e visual peculiar, tem ganhado um crescente número de fãs. Seu consumo aumentou 50% no Brasil nos últimos anos. Com a introdução de uma nova variedade em nosso mercado, o kiwi gold, de polpa amarela e sabor mais adocicado que o do verdinho tradicional, se espera que o kiwi amplie mais ainda sua presença nas gôndolas e nas fruteiras do Brasil. 

Atualmente a China é o maior produtor de Kiwi (1.7 milhões de toneladas), seguido pela Itália e Nova Zelândia. No Brasil, são comercializadas cerca de 26 mil toneladas de kiwi.

Colheita e consumo: O plantio é feito em geral no inverno ou na estação das chuvas. Mudas provenientes de enxertos, produzem a partir de 3 a 4 anos após o plantio. Os frutos são colhidos antes de maduros e podem resistir entre 6 a 8 semanas armazenados.O kiwi pode ser usado em sucos e consumo ao natural, em saladas de frutas e mesmo saladas salgadas e para sorvetes. 

  

Referências:
Kiwi, a fruta do momento. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/kiwi-a-fruta-do-momento/
Países produtores de Kiwi. Disponível em: https://pt.ripleybelieves.com/top-kiwi-fruit-producing-countries-in-world-9081
Kiwi. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/kiwi-fruta/




Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

16 Dez 20 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também