LENTILHA PARA PROSPERIDADE!!!

A forma achatada da lentilha é semelhante às moedas e, portanto, está associada à prosperidade e à riqueza.

Publicado em
LENTILHA PARA PROSPERIDADE!!!

    Um novo ano está chegando e um dos pratos que não podem faltar na ceia de Ano Novo é a lentilha. Ela simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento. Na Bíblia vemos várias passagens citando a lentilha, como alimento dos povos antigos. A boa fortuna associada ao grão faz parte do Antigo Testamento: Ao abdicar de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, tornou-se um homem rico.

    A planta da lentilha é uma trepadeira da família das leguminosas, de origem asiática e que é cultivada no mundo todo. Desde o período neolítico, na Pré-História, a lentilha é utilizada na alimentação humana. Ela é cultivada no Brasil, especialmente no sul do país, trazida da Europa por imigrantes. É uma leguminosa que produz sementes, apreciadas em todo o mundo, utilizadas em diversos pratos, é deliciosa e altamente nutritiva, e rica em ferro e fibras, com cerca de 25% de proteínas e 60% de carboidratos. Pode ser consumida de várias formas: fria, como salada; quente, como sopa ou misturada com arroz integral e cebolas.

    A planta é bem ramificada e chega até 50cm de altura. Sua cultura não resiste à altas temperaturas, daí a sua melhor adaptação à região Sul do Brasil. Necessita de solos férteis e drenados, é muito resistente a períodos secos, sem chuvas ou irrigação pelo fato das raízes da lentilha serem bastante profundas. 

    O ciclo vegetativo da lentilha é de, aproximadamente, 140 dias, apesar de existirem variedades com ciclos de 70 a 115 dias. A capacidade produtiva da lentilha vai de 500 a 2000kg/ha, podendo ser considerada uma boa produção quando se colhe cerca de 800 a 900kg/ha.

    Esse é um dos ingredientes que não pode faltar na ceia de ano novo. Segundo a sabedoria popular ele atrai sorte. A receita pode ser mais incrementada ou simples, o que importa é incluir o grão em algum dos pratos. Ele leva, em média, 30 minutos para cozinhar em panela normal. Na lista de receitas práticas estão a salada de lentilha, que é só adicionar ervas e azeite depois de cozida, o arroz com lentilha e cebolas fritas, que é basicamente o cozimento dos dois ingredientes e depois a fritura da cebola. 

    Que a passagem do Ano-Novo seja cheia de boas energias, e que toda superstição traga boa sorte para que o ano que se inicia seja carregado de prosperidade!

 LENTILHA

Como plantar lentilha. Disponível em: https://plantarhorta.com
O cultivo da lentilha. Disponível em: http://www.ruralnews.com.br
AUR, Deise. 10 ALIMENTOS QUE DÃO SORTE E NÃO PODEM FALTAR NA CEIA DA VIRADA. Disponível em: https://www.greenme.com.br

Deixe um comentário