X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

LIMA: lima doce, lima da pérsia, tahiti, limão galego... Todos são lima!

Além de seus benefícios para a saúde como seu alto poder diurético! Ácida ou doce, a lima tem seu amargo que faz bem!

Publicado em
  • Compartilhe:

A lima é muito valorizada na cozinha, por sua acidez e pelo aroma floral do sumo e da raspa da casca. Muito conhecida pelo uso na cozinha tailandesa, também pelas suas propriedades de conservação no ceviche. As folhas são usadas na gastronomia do Sudeste Asiático.

Destacam-se como produtores Espanha, Itália, Brasil e México, com a lima ácida Tahiti, além dos novos parques citrícolas emergentes na Ásia, como a China.

A lima é um potente diurético, o chá feito de casca de lima, quando tomado regularmente após as refeições, ajuda a prevenir as palpitações cardíacas, um calmante natural. A laranja lima é perceptível por seus benefícios para uma vida saudável em virtude de suas características nutritivas, auxiliando na prevenção de diversas doenças, e restituindo vitaminas essenciais. A ingestão da fruta deve acontecer dentro de uma. Diversos especialistas indicam a ingestão da fruta in natura ou em suco antes ou após os exercícios físicos. O consumo da laranja auxilia ainda no combate aos radicais livres, colaborando para um ótimo desempenho do organismo.

As limas são divididas em Ácidas e Doces: Tahiti e Galego (Citrus latifolia Tanaka e Citrus aurantifolia Tanaka) e Lima da pérsia e de umbigo (Citrus limettioides Tanaka).

- Lima ácida Tahiti: De origem tropical o limão 'Tahiti' (Citrus latifolia) não é, na realidade, um limão verdadeiro mas uma lima ácida. Cultivado desde o século passado na Califórnia, EUA, admite-se que sua introdução alí se tenha feito a partir de sementes de frutos importados do Tahiti, derivando-se daí sua denominação. No Brasil, o 'Tahiti' é uma das espécies cítricas de maior importância comercial, estimando-se que sua área plantada atualmente ultrapasse 30 mil hectares. O estado de São Paulo é o primeiro produtor nacional, contribuindo com quase 70% do total. É uma planta de porte médio a grande, vigorosa e quase sem espinhos. A folhagem é verde densa, com folhas de tamanho médio, mais popularmente conhecido como “limão”, apresenta fruto ligeiramente ovalado, com a casca verde intensa, não apresenta sementes e é utilizado na culinária e no preparo da caipirinha também. 

- Lima ácida Galego: A lima comum é uma fruta cítrica, o fruto de uma das espécies de limeiras ácidas, Citrus aurantiifolia. O fruto é classificado dentro das limas ácidas. Trata-se de um dos frutos chamados limão-galego em algumas partes do Brasil, incluindo São Paulo. (Em outras partes do Brasil, limão-galego é o nome comum do limão-cravo, de casca espessa e laranjada.) No Espírito Santo, é chamado limão branco. O fruto dessa espécie é arredondado e de 2,5 até 5 cm.6 É parecido com o limão-taiti, mas é menor, mais ácido, tem mais sementes, um sabor mais intenso, e uma casca mais fina, amarelada quando o fruto está maduro. A polpa é levemente esverdeada e o suco é muito ácido. Possui frutos pequenos, arredondados, com casca fina e ligeiramente amarelada quando madura. Apresenta bastante sementes, o suco é excelente para o preparo de limonadas, temperos, receitas e da nossa famosa caipirinha.

- Laranja Lima e Piralima precoce, e Lima Tardia: Tem casca fina, amarela esverdeada. De todas as variedades, é considerada sem acidez, sendo por isso indicada para bebês, crianças e idosos. É doce e suculenta, ótima para ser consumida ao natural.  A lima-da-pérsia é o fruto da limeira-da-pérsia (Citrus limettioides), nativa da Ásia. Apresenta-se na forma de uma fruta cítrica de baixa acidez, classificada dentro das limas doces, e também conhecida como lima comum. O fruto se torna amarelo-alaranjado quando fica maduro. O suco contém geralmente menos de 0,1% de ácido cítrico: o sabor muito leve do suco é popular no Oriente Médio e na Índia, mas menos no mundo ocidental. Tais frutos são de difícil cultivo no Brasil, por serem muito vulneráveis a doenças. Benefícios Entre os benefícios da fruta merecem destaque a quantidade de sais minerais, como cálcio e potássio. Possui também, um alto índice de vitamina C e atua como desintoxicante natural. Além da saúde, a lima-da-pérsia é uma poderosa aliada da beleza. Hoje em dia, existem óleos de banho e bálsamos à base da fruta. Esses produtos ajudam a hidratar a pele e combatem as ações dos raios UV. Dica: o suco da lima-da-pérsia deve ser tomado imediatamente após o seu preparo porque ele amarga em poucos minutos.

 

REFERÊNCIAS:

A cultura do limão-taiti. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/642674/a-cultura-do-limao-taiti

Citros/Citrus: Importância e principais dicas para essa cultura. Disponível em: https://blog.aegro.com.br/citros-citrus/

CITROS: principais informações e recomendações de cultivo. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/imagem_informacoestecnologicas/43.pdf

Lima-da-pérsia. Disponível em:https://www.ppmac.org/sites/default/files/lima_da_persia.pdf

Benefícios da laranja lima para saúde. Disponível em: https://villalvafrutas.com.br/beneficios-da-laranja-lima-para-a-saude/


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

24 Set 21 • 8 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também