X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

LIMÃO: um companheiro indispensável na cozinha!

Se a vida te der um limão, faça uma limonada! Ou use para marinar peixe, carne de porco, use como tempero, em um suco, vitamina... As opções são muitas!

Publicado em
  • Compartilhe:

Há muitas utilidades para o limão, com o suco da fruta se prepara alimentos, é usado para marinar peixes, aves e carne de porco, é usado como suco, sorvetes, molhos e aperitivos. Também podem ser usados em remédios, xaropes e produtos de limpeza. Em relação ao aroma, a sua casca tem utilidades para perfumes e no preparo de licores e sabão. É usado para eliminar ervas daninhas no jardim, manter os alimentos frescos, limpar o microondas, limpar tábuas de carne, espantar insetos e melhorar o aroma dos ambientes e muitas outras funções!

O limão é um fruto cítrico muito comum nos quintais, ele vem do pé de limoeiro. O limoeiro é de origem asiática e cultivado em várias regiões do mundo, sua árvore de folhas verdes e flores brancas pode apresentar vários espinhos em seu galho. Já os frutos possuem formato redondo e sua casca varia entre as cores verde, e amarelo e em algumas variedades chega a cor laranja.

Benefícios: O limão é rico em vitamina C e também em minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, que ajudam a fortalecer as defesas do corpo para evitar outras doenças e radicais e ajudam a digerir melhor os alimentos prevenindo o colesterol alto.

Cultivo: Os limões crescem em solos com PH entre 5,5 e 6,5, e em solos bem secos. Suas raízes são geralmente superficiais, e eles se ressentem da presença de ervas daninhas ou outras plantas que competem espaço com eles. Os rendimentos de um limoeiro variam consideravelmente com a forma de cultivo, localização e condições climáticas.

O início da safra se dá nos meses de fevereiro a junho e floresce nos meses de setembro e outubro. Depois de 4 meses pode ser feita a colheita, que dura 120 dias. A cada safra é possível apanhar até 100 quilos de limão por árvore.

Mercado: Dentre os principais produtores mundiais de limão estão Índia (atingindo quase 3 milhões de toneladas), México(2.429,839 toneladas) e China (2.329,863 toneladas)

No Brasil, os tipos de limões mais produzidos e comercializados no país são o limão-taiti (de sabor ácido) e o limão-galego (mais suave). São cultivados principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

 

 

Referências: 

Tudo sobre o limão. Disponível em: https://www.infoescola.com/frutas/limao/

Ranking dos maiores produtores de limão. Disponível em: https://www.atlasbig.com/pt-pt/paises-por-producao-de-limao

Sete utilidades do limão que vão além da cozinha. Disponível em: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/07/sete-utilidades-do-limao-que-vao-alem-da-cozinha.html

Créditos da imagem: https://br.freepik.com/fotos/floral

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

20 Mai 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também