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LINHAÇA: o superalimento!

Como alimento, óleo consumível, óleo usado em materiais artísticos, na fabricação de tecidos e muitos outros!

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A linhaça apresenta uma grande diversidade de formas de uso, podendo ser consumida a semente in natura ou usada para produção de óleos, principalmente, sendo extremamente recomendada por profissionais da área da saúde, devido aos seus efeitos contra doenças como o câncer, a osteoporose, diabetes e no alívio dos sintomas da menopausa. A semente, óleo e farelo de linhaça também pode ser incluída no trato de animais como ovinos e bovinos. A fibra de linhaça é uma das mais naturais de todas os tipos de fibras têxteis. Além disso, um dos pontos de uma pesquisa denominada “Plantas para o Futuro” realizada pela Plataforma de Tecnologia Europeia foi o incremento de plantas produtoras de fibra e inovações para a aplicação de fibras, citando a linhaça como uma cultura promissora. As fibras da linhaça possuem boa durabilidade, comprimento, finura e resistência a tração, sendo usada para produção de tecidos para roupas e sapatos, papel, telas de pintura, tapetes, materiais isolantes, linhas de pesca e ceras. Da linhaça também é possível obter a mucilagem e produzir fertilizantes. Cada parte da planta da linhaça possui um uso específico, sendo assim, é uma cultura que apresenta grande potencial de comercialização para indústrias como as têxteis, alimentícias, farmacêuticas, cosméticas e químicas.

Segundo especialistas, devemos consumir linhaça diariamente, mas no máximo uma colher de sopa, pois ingerir quantidade superior pode provocar intestino preso devido a grande quantidade de fibras ingeridas.

Qual tipo de linhaça escolher: dourada ou marrom? Em questão de sabor, existem algumas diferenças entre os dois tipos. A dourada possui uma casca mais fina e sabor mais suave, já a marrom apresenta uma casca pouco mais dura e resistente e um gosto mais forte e amargo. Contudo, como o cereal é consumido misturado com outros alimentos ou triturado, a diferença no sabor quase não aparece. As duas opções são bem parecidas nutricionalmente, sendo que a linhaça dourada possui 29% de proteínas e 43% de óleos e a marrom apresenta 22% de proteínas e 44% óleos. Mas a linhaça dourada é importada, o que encarece mais o produto, já a marrom está adaptada ao solo brasileiro e o clima quente e úmido, ou seja, a produção é local.

Benefícios da Linhaça: As propriedades da linhaça e seus benefícios vão além de seu sabor e textura: A linhaça é rica em fibra alimentar, que pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças tais como diabetes, obesidade ou hipertensão. Além disso, as sementes de linho, sejam inteiras ou moídas, contribuem para promover o trânsito intestinal. É uma boa fonte de proteína vegetal, principal componente funcional e estrutural de cada célula do corpo, o que também pode ser uma boa alternativa para pessoas com uma dieta vegetariana. Esta semente também é uma excelente fonte de minerais como magnésio e manganês. Ambos são componentes que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos ossos. O ácido alfa-linolênico (ALA) é o principal ácido graxo, popularmente conhecido como ômega-3, constitui 55% do teor de gordura total da linhaça. Este é um ácido graxo essencial ao qual são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e de redução do colesterol. Não há melhor hora do que agora para começar a desfrutar dos benefícios da linhaça, de suas propriedades e diversas opções culinárias, incluindo pequenas quantidades desta semente em suas refeições diárias. Lembre-se de que é sempre importante ter uma dieta balanceada que contenha todos os grupos de alimentos. 

Para potencializar seus benefícios, o ideal é consumir a linhaça moída ou triturada, já que a casca é resistente à ação do suco gástrico. Moída e guardada em um pote bem fechado pode ser conservada por até 3 dias na geladeira, podendo ser consumidas com iogurtes, saladas, sucos, vitaminas e sopas. Já a farinha pode substituir a farinha de trigo em receitas de pães e massas para aumentar a quantidade de fibras e deixá-las mais saudáveis.

Cultura: A região Sul do Brasil é a principal produtora de linhaça e é a mais adequada para cultivo em território nacional no que diz respeito às condições climáticas. A cultura demanda de uma precipitação anual de cerca de 400 a 750 mm, de temperaturas baixas ou amenas durante a época de crescimento e temperaturas mais altas e pouca precipitação após a maturação. Temperaturas acima de 32ºC durante a floração reduzem o crescimento e o tamanho e teor de óleo da semente.No RS, de acordo com o IBGE, está praticamente 100% da produção de linhaça do país. São mais de 16 mil hectares com um rendimento médio de 16 sacas por hectare. A cultura da linhaça oferece rentabilidade favorável e é opção de rotação para outras culturas como o trigo. Normalmente, em condições normais, o trigo produz melhor onde no ano anterior era cultivada a linhaça. O custo de produção também é baixo, são cerca de R$ 200 por hectare plantado.

A colheita da linhaça começa em novembro. Antes da venda, os grãos são selecionados conforme a aparência e o peso e depois de ensacados são vendidos com diferentes finalidades. A de melhor qualidade é selecionada e vendida para fazer farinha integral, para comer in natura e para empacotar. Já a de menor qualidade é usada para ração animal, mistura de pássaros e também na indústria de óleo, tanto para tintas quanto para o consumo humano.

 

REFERÊNCIAS

SELEÇÃO DE PROGÊNIES DE LINHAÇA DOURADA (Linum usitatissimum L.) COM BASE EM CARACTERES PRODUTIVOS. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/197339/TCC_FINAL.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Cultivo da linhaça anima agricultores do RS. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/08/cultivo-da-linhaca-anima-agricultores-do-rs.html

LINHAÇA FAZ BEM? Disponível em: https://quaker.lat/br/artigos/linhaca-faz-bem-tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-esta-fonte-de-fibras/

Linhaça: conheça seus benefícios. Disponível em:  https://ser.vitao.com.br/linhaca-conheca-seus-beneficios/

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

22 Out 21 • 10 min


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