X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

MAMÃO: do Brasil para o mundo

Segundo maior exportador dessa fruta que adoça o paladar!

Publicado em
  • Compartilhe:

       O mamão é típico de regiões tropicais e subtropicais, encontrado durante o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro.

      Seu tamanho, peso, sabor e cor variam de acordo com a espécie. Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia.

     As variedades de mamão mais cultivadas pertencem aos grupos Solo e Formosa. As variedades do grupo Solo  produzem frutos preferidos no processo de exportação, com polpa avermelhada, de tamanho pequeno como o Sunrise Solo, conhecida no Brasil também como mamão Havaí, Papaya ou Amazônia. Já os frutos do grupo Formosa possuem polpa avermelhada e tamanho e vêm conquistando espaço tanto no mercado interno quanto no externo, no qual se percebe um forte crescimento nas vendas, principalmente, para a Europa, o Canadá e os Estados Unidos.

       O Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, com uma produção de 1.517.696 t/ano, situando-se entre os principais países exportadores, principalmente para o mercado europeu. A espécie Carica papaya é a mais cultivada em todo mundo. Esse alimento é preferencialmente consumido in natura pelo brasileiro. Sozinho ou acompanhado de outras frutas é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche rápido entre as refeições. Em bebidas é utilizado na preparação de sucos e vitaminas (quer seja com leite ou iogurte). Existem inúmeras sobremesas que utilizam o mamão como ingrediente: salada de fruta, creme de papaya, mousse, sorvete, doce de mamão verde…

      O mamão pode ser consumido ao natural, sob forma de sucos, saladas e é ótimo misturado com mel. É rico em nutrientes. Contém grandes quantidades de fibras e sais minerais. Tem propriedades laxativas e calmantes.

 

Referências:
Cultivo do mamão. Disponível em: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mamao
Mamão. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/mamao/
Benefícios do mamão. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/fruta-poderosa-10-beneficios-do-mamao-para-a-saude_a1605/1

Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

04 Nov 20 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também