MANDIOCA: Eleita pela ONU o alimento do século XXI

Reverenciada por aqui há muito tempo, chegou a ser apelidada de “rainha do Brasil”!!!

Publicado em
MANDIOCA: Eleita pela ONU o alimento do século XXI

   Sua majestade, a mandioca, imperava absoluta muito antes de os colonizadores portugueses desembarcarem por aqui. Ela era o segredo de disposição e energia dos antigos povos indígenas e também passou a ser para os europeus, que trocaram o pão de trigo pelo beiju.

    A mandioca, também chamada de aipim ou macaxeira é rica em fibras e carboidratos, que previnem o diabete e dão saciedade.

    A mandioca é soberana na culinária brasileira, entre seus derivados, a farinha reina na cozinha sertaneja e acompanha desde o feijão até a carne-seca, passando por pratos de cozidos, entre outras parcerias deliciosas. Já o tacacá, caldo que antes preenchia cuias apenas na Região Norte, hoje é apreciado também em restaurantes mais ao sul do país.

     Esta raiz é um alimento muito versátil, pode ser consumida frita, cozida ou ensopada e dela se faz farinha, fécula e polvilho, de onde também é preparada a tapioca, atualmente, o maior sucesso derivado da raiz. Aliás, passados mais de 500 anos, hoje observamos um movimento bastante parecido: o pãozinho francês está perdendo seu trono para a tapioca.

    A folha desse vegetal também pode ser usada na produção de shampoo, sabões e outros produtos de higiene pessoal. Nos últimos tempos, passou-se a vender também suplementos em pó e em cápsulas feitos a partir do extrato de mandioca, sejam de suas folhas, da casca ou da raiz.

   De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.

    Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

REFERÊNCIAS
Mandioca: uma raiz versátil. Disponível em: https://www.jasminealimentos.com/wikinatural/mandioca-raiz-beneficios/
Mandioca, o alimento do século. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/mandioca-o-alimento-do-seculo/
Mandioca. Disponível em: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/mandioca

Deixe um comentário