X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Mandioquinha: receitas e benefícios

Contém minerais como o magnésio, ferro, zinco, fósforo e cálcio. Mais, vitamina C, importante para o sistema imunológico e no combate a gripes e resfriados. Além de vitaminas do complexo B, essenciais para os tecidos

Publicado em
  • Compartilhe:

Mandioquinha, batata-baroa, batata fiúza, batata-salsa, cenourinha amarela ou cenourinha branca, com o nome científico de Arracacia xanthorrhiza, é uma raiz tuberosa comestível muito usada na culinária brasileira. 

Benefícios da batata-baroa

A batata-baroa é um alimento rico em betacaroteno (o pigmento que fornece a coloração amarela), que é um antioxidante capaz de prevenir o envelhecimento precoce, fortalecer o organismo e ainda auxiliar na absorção de vitamina A. Essa substância também é ótima para fortalecer cabelos e unhas. É igualmente rica em carboidratos que fornecerão mais energia e disposição. Também contém fibras dietéticas, importantes na prevenção e redução da obesidade e no controle dos níveis de açúcar no sangue. Por ter uma quantidade alta de carboidratos, ela deve ser consumida com moderação, principalmente se a meta for emagrecer. Contém minerais como o magnésio, ferro, zinco, fósforo e cálcio. Mais, vitamina C, importante para o sistema imunológico e no combate a gripes e resfriados. Além de vitaminas do complexo B, essenciais para os tecidos.

Receitas com a batata-baroa

Essa espécie de raiz é especial para quem busca uma alimentação mais natural. Também conhecida como mandioquinha, tem sabor forte e um pouco adocicado. Possui massa mais amarelada que a batata comum e o formato é mais parecido com uma cenoura ou batata-doce,“gordinha”. Adora o sabor da batata-baroa? Pois saiba que ela fica uma delícia em inúmeras receitas que também podem trazer muitos benefícios para a saúde. Então, agora confira mais nas três receitas a seguir, sobre esse superalimento.

1. Purê de batata-baroa

É uma ótima opção para uma maior variação e deixar o seu almoço mais saboroso. Que tal substituir o purê de batata-inglesa pelo de batata-baroa? Ele fica supergostoso, com um sabor único e mais adocicado. Você só precisa misturar a batata amassada com leite, margarina alho e sal. Também dá para aproveitar o purê e fazer um delicioso escondidinho de frango ou carne seca que fica uma maravilha!

2. Sopa de batata-baroa 

É ideal para os dias mais frios.  Nada melhor do que uma boa sopa quentinha nos dias de inverno, não é mesmo? Então aproveite e faça uma sopa de batata-baroa que só trará benefícios para você. Para deixá-la mais gostosa, você pode incrementar de diversas maneiras, com cebola, cenoura, alho-poró. Não esqueça de temperar bem e servir com algumas torradas ou croutons.

3. Nhoque de batata-baroa 

É muito mais saboroso e saudável do que o nhoque tradicional. Uma maneira muito mais saudável de preparar o famoso nhoque, é utilizar a batata-baroa. Ela conferirá um sabor muito mais especial ao seu prato. A massa para uma receita ideal poderia ser: 1 kg de batata-baroa, 300 g de farinha de trigo, 1 ovo e sal a gosto. Capriche e sirva com molho à bolonhesa, você verá que é de dar água na boca.

 

Pelo jornalista Jacó Carlos Diel

 

Fontes:

https://blog.tudogostoso.com.br/noticias/batata-baroa-beneficios-e-receitas-com-essa-delicia/  https://www.google.com/search? 

q=batata+salsa&oq=ba&aqs=chrome.3.69i60j69i57j46j69i59j0l2j69i60j69i61.39763j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

21 Mai 20 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também