Marketing para um sistema de produção hidropônica

São estratégias que terão grande impacto tanto nas vendas quanto no reconhecimento e crescimento da marca

Publicado em

Todo bom profissional de marketing procura se profissionalizar cada dia mais, buscando novos conteúdos, novas ferramentas, estratégias de captação de clientes, como divulgar melhor a marca, potencializar as mídias sociais e assim por diante. Porém, algo que poucas pessoas e universidades percebem e os cursos não ensinam, é que cada segmento e nicho de mercado possuem a sua peculiaridade, suas características próprias, vantagens e desvantagens. E, muitas vezes as próprias desvantagens podem se transformar num diferencial para a marca e os produtos. 

Neste pequeno case vou contar como criei um planejamento estratégico de marketing para uma empresa que produz verduras em um sistema hidropônico de cultivo, técnicas utilizadas, meios de comunicação, entre outros detalhes.

Após o primeiro contato do cliente, marquei uma reunião com ele e fiz uma avaliação do seu empreendimento, produto, produção, canais de comunicação que já eram usados, e demais detalhes. Solicitei também que o cliente me enumerasse seus principais concorrentes, sua expectativa com a empresa e volume de lucros a curto, médio e longo prazos, para aí sim, desenvolver um plano de ação de marketing personalizado para a empresa. Este é outro detalhe muito importante no desenvolvimento de uma estratégia de marketing por parte de uma assessoria. Ouvir o dono do negócio, saber o que ele considera um diferencial, uma dificuldade, e assim utilizar as ferramentas de marketing para desenvolver uma estratégia.

O primeiro passo foi o aprimoramento das redes sociais, principalmente o Instagram, aonde a empresa já possuía uma página, mas que carecia de informações, tanto de produtos, quanto de localização, dias de entrega e demais pontos. Em todo o primeiro mês, as publicações, em sua maioria, tiveram um foco no marketing de conhecimento, ou seja, postagens instruindo e ensinando os clientes e seguidores sobre os produtos comercializados. Por que isso? Para mostrar para os seguidores e demais visualizadores, que a empresa sabia tudo sobre o produto que estava comercializando. Em paralelo a isso, novos clientes foram aparecendo, e fotos de entregas eram divulgadas para demonstrar que a empresa estava crescendo.

O segundo mês de publicações foi todo focado nos produtos e no diferencial da empresa. Por exemplo: por adotar uma produção hidropônica, a empresa pode produzir qualquer verdura que desejar o ano todo, independente de clima e solo (salvo alguns casos). Lembra que comentei no começo que algumas desvantagens podem se tornar um diferencial? Aqui invertemos a ideia de empresa pequena, para uma empresa local, familiar que participa da sociedade e cresce com ela.

Em paralelo a esse trabalho com as redes sociais, já estão agendadas outras estratégias de marketing, como distribuição de folders com cupons de desconto, para divulgação da marca, eventos na praça da cidade em parcerias com outros pequenos agricultores para exposição dos seus produtos. Levando em consideração que o foco da empresa é vender na cidade aonde está localizada, que é considerada uma cidade pequena, em torno de 20.000 habitantes. São estratégias que terão grande impacto tanto nas vendas quanto no reconhecimento e crescimento da marca.

Infelizmente, por uma questão de confidencialidade, não posso citar aqui todas as estratégias que foram criadas e desenvolvidas. Mas gostaria de destacar novamente o que já havia comentado no começo deste relato, a importância de se avaliar uma empresa, conversar com seu dono, estudar a fundo o ramo e nicho em que a empresa se encontra, seus produtos, concorrentes, diferenciais e, a partir dessa coleta de dados e informações, desenvolver uma estratégia de marketing personalizada para ‘vender’ bem a empresa.

 

*O autor Carlos Eduardo M. Marques é formado em Administração e tem Pós Graduação em Comunicação Organizacional Estratégica pela universidade de Passo Fundo (RS).

Qual a tua avaliação deste artigo?

Feliz e Santo Natal! 1220

Feliz e Santo Natal!

É certo e bem verdade que a maldade sempre existiu, tanto que o dono do mundo, Jesus Cristo – o Homem Deus -, foi cruelmente condenado e morto...

Deixe um comentário