X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

MARMELO: o pomo dourado!

É marmelada!

Publicado em
  • Compartilhe:

O marmelo é o fruto do marmeleiro, uma árvore de porte médio e natural da região da Ásia ocidental. Também é conhecido como marmeleiro-da-europa, marmelo e pereira-do-japão. A árvore pode medir até 12 cm de largura e 9 cm de altura, seu fruto possui o formato idêntico ao da pêra e sua cor é amarelo-dourada, característica peculiar que faz com que o marmelo seja conhecido como “pomo dourado”.

O marmelo não é consumido in natura, sua polpa é usada na fabricação de doces e da famosa marmelada, um purê de marmelo cozido com açúcar. A marmelada é um doce delicioso feito com marmelo cozido, em partes iguais, com açúcar. É um doce de origem portuguesa.

Benefícios: o marmelo possui alto teor de fibras alimentares, ajudando o sistema digestório, evitando a diarreia ou a prisão de ventre. As fibras também ajudam na saúde do coração, ajudando a controlar o nível do colesterol evitando assim problemas cardíacos.

Plantio e produção: típico de climas temperados e bastante exigente em tratos culturais, o marmelo requer menos horas no frio, podendo assim ser plantado em qualquer região do país. Quanto à forma do seu plantio, pode ser propagado vegetativamente por estaquia, mergulhia (de cepa ou em sulcos) e por enxertia (borbulhia ou garfagem) sobre porta-enxertos produzidos vegetativamente.

A melhor época para o plantio é entre os meses de junho e julho e a coleta é nos meses de fevereiro e março. Segundo dados da FAO, a produção mundial de marmelos em chega a 600 mil toneladas. O Uzbequistão e a Turquia são os maiores produtores deste fruto mundialmente. Já no Brasil, segundo os dados do IBGE a produção total brasileira de marmelos foi de 741 toneladas, em 113 hectares e com produtividade média de 5,49 t/ha, os maiores produtores de marmelo no Brasil são os estados de Goiás, Minas Gerais e RS.

 

 

Referências:

Plantio e cultivo do Marmelo. Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/areasdepesquisa/frutas/frutiferas_cont.php?nome=Marmelo

Marmelo e mais. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marmeleiro

Benefícios do Marmelo. Disponível em: https://cuidai.com.br/marmelo/

Marmelo, disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/marmelo.htm>

 

Mais benefícios do Marmelo. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/marmelo-fruta-famosa-por-doce-marmelada-e-rica-em-fibras-veja-mais-nutrientes_a12391/1

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

30 Jul 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também