A FRUTA DO VERÃO: MELANCIA

Uma fruta refrescante, saborosa e com propriedades essenciais para manter o corpo saudável.

Publicado em
A FRUTA DO VERÃO: MELANCIA

   Com a chegada do verão, as frutas tropicais predominam nas feiras e hortifruits. E, entre elas, a nossa querida melancia ganha um destaque especial por sua refrescância, capacidade de hidratação, sabor, e nutrientes incríveis para nossa saúde e bem-estar, seja consumida em sua forma natural, em sucos integrais ou acompanhando pratos e saladas. 

    A melancia é uma das frutas mais plantadas e consumidas no Brasil.  Para que a fruta seja saborosa e produza uma boa quantidade a irrigação é um processo indispensável.

    As safras de melancia na Bahia, no Rio Grande do Sul e em São Paulo são as maiores do Brasil. Os estados tiveram redução de área cultivada, mas todos ainda têm boa produção.

    A melancia produz bem mais quando existem insetos polinizadores na região, como as abelhas. Espaços entre as plantas também ajudam a evitar a propagação de pragas na cultura, auxiliando na ventilação da planta.

    Após a plantação da semente, a irrigação da cultura de melancia deve ser feita diariamente com pouca água até a germinação da planta. Da germinação até a frutificação, a irrigação da cultura de melancia deve ser feita com uma maior quantidade de água menos vezes por dia. Entre a frutificação e a colheita, basta irrigar poucas vezes ao dia e com pouca água, garantindo que tenha água suficiente.

   Assim que os frutos já estiverem maduros, a irrigação da cultura de melancia deve ser feita apenas para não deixar que a planta murche.

    A melancia atinge o ponto de colheita entre 28 a 45 dias após a fecundação das flores femininas ou hermafroditas, dependendo da cultivar e das condições climáticas. No Nordeste brasileiro, esse período corresponde a 65-75 dias após o plantio.

    Há uma grande variação de tamanho e formatos de frutos, normalmente os frutos são classificados, com base na sua massa média em grandes (maior que 9 kg), médios (de 6 kg a 9 kg) e pequenos (abaixo de 6 kg). No mercado brasileiro, observa-se uma valorização de frutos maiores, no entanto, há uma demanda por frutos menores e também, com uma expressiva comercialização de frutos grandes fatiados nos supermercados.

 

Sistema de Produção de Melancia. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/
Melancia: área de plantio cai, e preço deve subir. Disponível em: https://canalrural.uol.com.br/
Melancia é a fruta de dezembro! Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/
Última colheita da safra 2018 de melancia deve ultrapassar 300 toneladas em Boa Vista. Disponível em: https://roraimaemtempo.com/
Como funciona a irrigação na cultura de melancia. Disponível em: https://www.safrairrigacao.com.br

Deixe um comentário