- Compartilhe:
O mirtilo ou como é conhecido pelo mundo: Blueberry (termo em inglês), é um fruto pequeno e redondo, que quando amadurece adquire a cor azul escura. Seu sabor pode ser doce ou ácido, é uma planta arbustiva nativa da Europa/Ásia e seu arbusto reage bem ao clima temperado.
Benefícios do Mirtilo: melhora a visão, pois as antocianinas encontradas no mirtilo tem ação de evitar os problemas oculares, assim melhorando a capacidade visual. Os mirtilos podem reduzir as dores musculares após atividades físicas que causam fadiga, servindo como relaxante muscular. Como o mirtilo é rico em antioxidantes ele elimina o colesterol em excesso e previne outros radicais livres, previne doenças no coração.
Cultivo e mercado: Os arbustos de mirtilo começam a produzir frutos depois de dois anos após seu plantio, com a produtividade aumentando a cada ano. A colheita do mirtilo precisa ser feita manualmente, é mais recomendado o uso da mão de obra.
O mirtilo chegou ao Brasil na década de 80. A espécie trazida ao Brasil foi a Vaccinium Ashei, conhecida como “rabbiteye” (olho-de-coelho, por causa da coloração vermelha dos seus frutos enquanto não estão maduros), que requerem menor exigência no frio.
O mirtilo pode ser dividido em três grupos em relação ao seu tipo, seu tamanho e qualidade, são os grupos:
-
“Highbush” (mirtilo gigante): Sua produção comparada aos outros grupos é a de melhor qualidade, tanto em tamanho quanto em sabor. Seu arbusto pode chegar até 2 metros.
-
“Rabbiteye”(olho-de-coelho): produz frutos de menor tamanho e de menor qualidade. Seu número de produção por planta é muito alto, e seus frutos têm uma maior conservação pós-colheita. É a mais comum do mercado. Seus arbustos podem chegar no máximo em 4 metros.
-
“Lowbush”: Apresenta crescimento rasteiro e produz frutos de pequeno tamanho. Seus arbustos atingem no máximo 50 centímetros de altura.
No Brasil, o Rio Grande do Sul é o principal produtor no país, com uma produção de cerca de 270 toneladas. A produção gaúcha da fruta abastece a indústria de polpas, sucos e iogurtes do próprio Rio Grande do Sul e de outros estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A fruta também pode ser consumida em chás, geléias, compotas, purês e extratos.
Referências:
Sobre o Mirtilo. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6250-mirtilo.html
Benefícios do Mirtilo. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/03/23/mirtilo-melhora-a-visao-conheca-os-beneficios-da-blueberry.htm
Cultivo e mercado do mirtilo. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-cultivo-e-o-mercado-do-mirtilo,644da5d3902e2410VgnVCM100000b272010aRCRD
Produção de mirtilo. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/mirtilo-cresce-no-mercado-agropecuario-e-tem-rs-como-principal-produtor-no-pais.ghtml

03 Jun 21 • 4 min