X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

MORANGO: a fruta do frio!

Sabor e boa aceitação no mercado fazem esta fruta ser cultivada principalmente por produtores da agricultura familiar.

Publicado em
  • Compartilhe:

    O morango, cujo o nome científico Fragaria ananassa, consiste em um pseudofruto da família Rosacease. Ele pertence à família das rosáceas, que é a mesma à qual pertence a maçã e as rosas. Sua origem vem da Europa, onde há registros do seu cultivo na França e Inglaterra desde o século XV.

   Esta fruta deliciosa apresenta um tamanho pequeno, cor avermelhada, consistência carnuda e um sabor que mistura o doce e o azedo. 

    Um dos principais fatores para o sucesso ao plantar morango é o clima. As regiões mais indicadas são no Sul e Sudeste brasileiros, onde a temperatura é mais baixa e a ocorrência de chuva é regular, pois para que a fruta fique protegida do calor excessivo e da falta de umidade, em geral os produtores preferem recorrer ao plantio em estufas. A Influência climática e drenagem do solo são de grande importância para o sucesso da cultura, pois a planta não tolera um mínimo de encharcamento. Essa fruta delicada precisa de cuidados específicos em seu cultivo, preferindo climas mais frios, já que temperaturas mais altas acabam prejudicando o seu desenvolvimento.

    O período ideal para fazer o plantio é entre abril e maio, que pode ser feito através das sementes ou de mudas, sendo a segunda opção mais recomendada, pois as mudas possuem uma fragilidade menor.  O solo que receberá as mudas deve ser livre de resíduos, que podem prejudicar o desenvolvimento do morango.

    Embora seja uma fruta bastante comum ao brasileiro, sua popularização no país não tem muito tempo, o cultivo do morangueiro foi iniciado por aqui nos anos 1960 e de lá para cá, se expandiu e não parou mais de crescer nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Por conta da rentabilidade que oferece, a cultura despertou o interesse de pequenos empreendedores rurais que praticam a agricultura familiar. Eles estão entre os principais produtores de morangos, em plantios espalhados pelo país.

   O morango é consumido tanto in natura como também em saladas de frutas ou usado com um ingrediente para geleias e outras sobremesas, como tortas, bolos e vitaminas. Os morangos também são usados para a fabricação de compotas e são encontrados congelados ou então enlatados. Ele também é utilizado na indústria para a fabricação de recheio para doces, bolos ou sorvetes.

    Além disso, apresenta uma baixa quantidade calórica, sendo que 100 g da fruta possui apenas 30 calorias. As propriedades do morango são inúmeras, já que a fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, magnésio, manganês, potássio e silício.


REFERÊNCIAS

Benefícios do Morango para a saúde. Disponível em: https://souagro.com.br/beneficios-do-morango-para-a-saude/
Como plantar morango. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-morango.html
Tratos culturais para o cultivo do morango. Disponível em: https://www.cpt.com.br/noticias/tratos-culturais-para-o-cultivo-do-morango

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

23 Jul 19 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também