X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

NABO: introduzido no Brasil pelos portugueses.

Alimento rico em antioxidantes e nutrientes!

Publicado em
  • Compartilhe:

O nabo é um vegetal do gênero Brassica, é de origem europeia sendo introduzido no Brasil pelos portugueses. A partir daí, tem sido adotada no cardápio dos brasileiros por ser um alimento rico em nutrientes. As folhas do nabo são alongadas e possuem a coloração verde, ou verde-escuro e suas flores são amarelas. Esse legume é cultivado em várias regiões de clima temperado. 

Alguns tipos de nabo:

  • Nabo roxo: Apresenta boa conservação.

  • Nabo comprido inglês: Possui formato cilíndrico, este nabo é bicolor, apresentando duas cores, a branca e a roxa. 

  • Nabo forrageiro ou adubo verde: Esse tipo de nabo é mais voltado para adubação e alimentação de gado. 

Benefícios: O nabo se destaca por suas propriedades antioxidantes, pela riqueza em fibras e sais minerais, trazendo inúmeros benefícios para nossa saúde. Ajuda a emagrecer de forma saudável; ajuda a evitar a oxidação do colesterol e o excesso de colesterol ruim, é bum ótimo aliado para combater doenças cardíacas.

Cultivo: Os nabos se desenvolvem bem em solos secos e férteis, cujo PH atinja no máximo 7,0. Requerem um local bem iluminado e são cultivados o ano todo no Brasil. A época de plantio mais recomendada é durante os meses de fevereiro a julho, geralmente a colheita é realizada depois de 40 a 80 dias após a semeadura, pode depender bastante das condições de cultivo. A condição climática ideal para os nabos são temperaturas que estejam entre 14 a 22ºC.

Consumo: O consumo de nabo pode se dar em várias formas; ao natural cozido no vapor (mas com cuidado para não perder seus nutrientes com excesso de fervura), até mesmo suas folhas podem ser consumidas ao natural ou em saladas e em outras receitas: como purê, em sopas, assados, refogados ou fritos. Entre outras receitas, além de possuir valor medicinal.

 

Referências:

Nabo. Disponível em: https://www.infoescola.com/plantas/nabo/

Tudo sobre o nabo. Disponível em: https://agro20.com.br/nabo/

Cultivo do Nabo. Disponível em: https://hortas.info/como-plantar-nabo

Benefícios e mais. Disponível em: https://blog.tudogostoso.com.br/noticias/nabo-conheca-os-beneficios-desse-legume-e-como-inclui-lo-em-sua-alimentacao/

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

13 Ago 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também