X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Nectarina: o néctar dos deuses

Fruta produzida através de uma mutação do pêssego, mais docinha e sem pelinhos na casca!

Publicado em
  • Compartilhe:

A nectarina é uma fruta da família Rosáceas, vinda da China. Pode ser confundida com o pêssego pois foi produzida através de uma mutação, do próprio pêssego! Geralmente, as nectarinas apresentam um tamanho pequeno, são mais avermelhadas e mais doces do que os pêssegos. Ela possui uma cor vermelho-escuro intenso quando madura, tem um formato redondo ou oval, dependendo da sua variedade, com uma casca lisa, sem a presença dos pêlos comuns no pêssego. A polpa pode apresentar a cor branca, amarela ou avermelhada.

Benefícios: É uma fruta que traz alto teor de vitamina A e vitamina C que dá resistência aos tecidos e age contra as infecções.

Formas de consumo: in natura é um ótimo modo para consumir a nectarina bem madura, senão seu gosto fica muito ácido. A casca não deve ser removida, já que concentra a maior parte dos nutrientes benéficos para o corpo. Além disso, ela ainda pode ser utilizada na forma de conservas e compotas e como ingrediente de tortas, bolos, crepes e até mesmo sorvetes.

Produção: A árvore de nectarina é pequena, e possui folhas longas. O plantio de nectarina se dá bem em climas quentes e secos com solo arenoso e bem drenado. São plantadas no mesmo local onde crescem os pêssegos. Os principais produtores da fruta são a França, Espanha, Grécia, Califórnia, Chile, África do Sul, Argentina e Chile. No Brasil são produzidas na região sul e sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul e São Paulo. A produtividade média varia de 25 a 45 toneladas de frutos por hectare em condições boas para o cultivo. Em São Paulo, a colheita ocorre de agosto até o fim de novembro. No Rio Grande do Sul, inicia-se em novembro e se estende até meados de fevereiro do ano seguinte.

 

Referências

Como plantar nectarina. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-nectarina

Nectarina. Disponível em: https://todafruta.com.br/nectarina/

Benefícios da nectarina. Disponível em: https://www.fruta.com.br/beneficios-da-nectarina/

Nectarina. Disponível em: https://www.infoescola.com/frutas/nectarina/


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

08 Abr 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também