X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

No Dia do Avicultor, setor celebra projeções positivas para 2020

Consumo interno e exportações devem encerrar ano em alta

Publicado em
  • Compartilhe:

São Paulo, 28 de agosto de 2020Em meio a um dos momentos mais desafiadores da história da indústria de alimentos mundial, os avicultores de todo o Brasil celebram hoje o Dia do Avicultor com boas perspectivas, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin.

Conforme levantamentos e perspectivas da ABPA, a produção de carne de frango poderá alcançar em torno de 13,7 milhões de toneladas em 2020, número 3% a 4% maior em relação às 13,245 milhões de toneladas de 2019. No mercado interno, os níveis de consumo também deverão crescer. As projeções indicam elevação de 2,5%, com total de 43,9 quilos per capita neste ano.

Seguindo o fluxo positivo, as exportações do setor, impulsionadas pelas vendas para a Ásia, também devem crescer em patamares equivalentes, entre 3% e 5%, alcançando até 4,45 milhões de toneladas (equivalente a 35% das exportações globais). Somente neste ano foram exportadas 988,3 mil toneladas para a região asiática entre janeiro e julho, número 12,7% superior ao realizado no mesmo período de 2019, com 876,8 mil toneladas. Ao todo, o Brasil já exportou entre janeiro a julho 2,471 milhões de toneladas em 2020, contra 2,458 milhões de toneladas em 2019, mantendo a alta positiva de 0,5%.

No setor de ovos, as previsões também são otimistas. Com crescimento estimado superior a 8% na produção, o setor de postura do Brasil deverá alcançar 53 bilhões de unidades em 2020 – um recorde. Outro recorde está previsto no consumo interno: a média per capita do Brasil deverá chegar a 250 unidades, cerca de 20 ovos acima da média mundial – outro feito histórico.

Graças à competência e dedicação de nossos avicultores, somos referência mundial em qualidade, status sanitário, sustentabilidade e produtividade, o que nos permite liderar as exportações mundiais de carne de frango e ocupar posição de destaque na produção de ovos, com mais de 1,3 mil unidades produzidas por segundo. Profissional altamente especializado pautado pelos cuidados em biosseguridade, o avicultor não enfrentou dificuldades para adaptar sua produção aos cuidados necessários em meio à pandemia. Por isto, queremos parabenizar todas as mais de 120 mil famílias de pequenos produtores em todo o Brasil pelo seu dia. São brasileiros que não medem esforços em prol da saúde e da segurança alimentar de milhões de família em todo o mundo”, avalia Santin.

SOBRE A ABPAA ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das quatro marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético, de carne de frangos e de suínos.

_________________________________

Da Assessoria de Comunicação da ABPA


Por Jacó Carlos Diel
Por Jacó Carlos Diel

28 Ago 20 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também