X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

O panetone e o agro!

Quando chega o Natal logo lembramos do famoso panetone, uma receita italiana que conquistou o mundo!

Publicado em
  • Compartilhe:

O Natal é uma das datas mais importantes na vida dos cristãos. Mas, também é um período de festas, de troca de presentes e de reunião entre famílias e amigos. Quando olhamos para a mesa de Natal, cuidadosamente preparada, nem sempre compreendemos a importância do agricultor nesse processo todo. 

Nos séculos XIV e XV, o trigo era um ingrediente precioso. Na verdade, era tão precioso que até o século XIV a maior parte das padarias de Milão, fazia pão de trigo apenas no Natal, no resto do ano, as pessoas comiam pães feitos de grãos como espelta ou aveia. Daí a origem do panetone natalino.

O panetone, é composto de farinha, ovos, açúcar, manteiga, leite, frutas cristalizadas ou cubos de chocolate, o panetone é todo feito do agro! A farinha vem do trigo, o açúcar da cana, os ovos da criação de galinhas, o leite da criação de vacas leiteiras, o chocolate do cacau… e as frutas cristalizadas? Como são preparadas?

A Fruta cristalizada é um produto preparado com frutas como abacaxi, abóbora, damasco, figo e a laranja. E elas são as principais porque são as mais adequadas ao processo, que requer frutas com rigidez específica que facilite a troca entre o suco das frutas e o açúcar, No processo de cristalização se substitui parte da água da constituição das frutas por açúcares. O ponto de saturação na etapa final do processo de cristalização é o segredo, a saturação acontece por meio da troca do suco da fruta pelo açúcar contido no xarope, durante as etapas de concentração, no ponto de saturação, o xarope apresenta-se denso, escorrendo com dificuldade, e as frutas têm aspecto brilhante e transparente e textura macia. Nesse momento é preparado um xarope novo, passando-se, então, à etapa final de cristalização. Para garantir o padrão de qualidade dos doces artesanais, o produtor precisa utilizar os procedimentos adequados à fabricação de alimentos; as instalações, os equipamentos e utensílios; o manipulador; a matéria-prima, as embalagens e tecnologias de produção dos doces.

O panetone combina a umidade de um bolo com a textura de um pão particularmente delicado. O exterior apresenta uma ligeira crosta; o interior é macio e derrete na boca. Separado em pedaços, seus os fios se desfazem como algodão doce. As frutas cristalizadas dão a cada mordida uma textura extra.

Agora que você já sabe mais sobre as frutinhas cristalizadas pode saborear com ainda mais entusiasmo seu panetone, seja ele de frutas ou de chocolate!

 

REFERÊNCIAS

Frutas cristalizadas. Disponível em:

https://www.emater.mg.gov.br/doc/intranet/upload/livrariavirtual/ofrutas%20cristalizadas.pdf

Panetone. Disponível em: https://www.papoularibeiro.com.br/panetone

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

10 Dez 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também