O que são Commodities?

Provavelmente você já ouviu falar em commodity, mas isto significa?

Publicado em
O que são Commodities?

     Todo produto que funciona como matéria-prima, é produzido em larga escala, pode ser estocado sem perder a qualidade e tem negociação em bolsa de valores é considerado uma commodity. A soja se encaixa nesse perfil, assim como milho, algodão, café, açúcar, ouro, boi gordo, petróleo e suco de laranja (concentrado e congelado). O preço da soja no mercado mundial, portanto, é consequência da oferta e da demanda, não sendo determinado pela empresa que a produz. Na época da entressafra, por exemplo, há aumento de preços, o que afeta o valor final do produto.

     Commodity é uma mercadoria de importância mundial, que tem seu preço determinado pela oferta e pela procura internacional.

    Commodity – ou commodities, no plural – é uma expressão do inglês que se difundiu no linguajar econômico para fazer referência a um determinado bem ou produto de origem primária comercializado nas bolsas de mercadorias e valores de todo o mundo e que possui um grande valor comercial e estratégico. Geralmente, trata-se de recursos minerais, vegetais ou agrícolas, tais como o petróleo, o carvão mineral, a soja, a cana-de-açúcar e outros.

   Compreender um termo básico da economia como esse é importante para entender também o funcionamento do panorama comercial e produtivo do país e do mundo. Manter-se atento às cotações de seus preços é de vital necessidade tanto para a população quanto para os economistas, mas principalmente para aqueles que atuam na produção, transformação e distribuição de mercadorias.

Referências:
Sabe tudo sobre soja? Veja 10 curiosidades da cultura. Disponível em: https://canalrural.uol.com.br/
A palavra é: commodity. Disponível em: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/
Commodities. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/
O que é commodity? Disponível em: https://www.mercadosagricolas.com.br/


Deixe um comentário