PEPINO: fruto versátil muito consumido no país inteiro!

Das mesas às indústrias farmacêuticas o pepino é muito apreciado!

Publicado em
PEPINO: fruto versátil muito consumido no país inteiro!

   O pepino tem grande importância social e econômica no Brasil, e é apreciado nas mais diversas regiões do país, protagoniza saladas, sanduíches, sopas e conservas cheias de personalidade! Além disto, é usado em remédios e cosméticos, ampliando as possibilidades de comercialização para os horticultores.

    O pepino é um fruto longo com uma casca esverdeada. Existem diversos tipos de pepino que variam seu formato e tamanho. No mercado brasileiro, quatro tipos de pepino se destacam: o caipira,  o tipo conserva, o aodai ou comum e o japonês ou aonaga. Cada um deles com características únicas, seja quanto a textura e sabores, seja quanto ao comportamento e exigências para o bom desenvolvimento em campo.

    O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), da família Cucurbitaceae, planta rasteira e trepadeira originária das regiões montanhosas da Índia e que se adaptou muito bem ao Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde ocorrem as maiores plantações justamente pelo clima temperado.

     Consumido geralmente cru em forma de salada, o pepino é refrescante e tem uma textura crocante. Cerca de  95 % do pepino é composto por água, é um alimento pouco calórico, bastante nutritivo e rico em fibras. É consumido também cozido, em refogados, em sopas quentes ou frias, salgados ou em conserva.

    Além disso, o pepino, por auxiliar no processo digestivo, tem sido muito utilizado nos chamados “sucos detox”, consumido para eliminar as impurezas do organismo.

   Pepino do tipo comum (ou aodai): Considerando o volume de vendas de hortaliças, este tipo de pepino consiste no principal, sendo extremamente apreciado em regiões metropolitanas. Caracterizado por frutos de coloração verde escura e formato cilíndrico, apresenta frutos de sabor agradável. Suas lavouras são predominantemente cultivadas em sistema tutorado.

   Pepino tipo caipira: O pepino tipo caipira se caracteriza por frutos verde-claros com listras longitudinais e uma mancha denominada de “barriga branca”, comumente encontrada em frutos provenientes de cultivos sem tutoramento. Os frutos geralmente possuem sabor agradável, livre de amargor.

    Pepino Japonês (aonaga): O pepino tipo japonês se caracteriza por frutos alongados e de coloração verde escura, com a presença de espinhos brancos, sendo colhidos quando os mesmos atingem cerca de 20 a 30 cm de comprimento. Muito aceito por mercados exigentes, ele possui um sabor agradável.

   Pepino tipo conserva: O pepino indústria ou conserva se caracteriza por frutos colhidos precocemente, quando possuem entre 5cm a 7cm de comprimento. Os frutos possuem coloração verde escura. Os estados do Sul do Brasil, principalmente Santa Catarina, são os maiores produtores de pepinos para a indústria.

 

REFERÊNCIAS:
4 TIPOS DE PEPINO QUE FAZEM SUCESSO NO MERCADO BRASILEIRO. Disponível em: https://canaldohorticultor.com.br/4-tipos-de-pepino-que-fazem-sucesso-no-mercado-brasileiro/
Benefícios do Pepino para a saúde. Disponível em: https://souagro.com.br/beneficios-do-pepino-para-a-saude/

 

Deixe um comentário