X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

PERA: uma fruta cultivada na China em grande escala!

Aqui no Brasil ela é mais importada do que cultivada, mas é muito consumida!

Publicado em
  • Compartilhe:

A pêra é uma fruta de clima temperado e bastante apreciada pelo seu sabor e pela enorme quantidade de nutrientes que fazem bem para nossa saúde. De origem asiática, a pereira foi introduzida na europa espalhada pelos europeus no mundo todo em variadas espécies. 

 

Consumo: A pêra pode ser consumida ao natural desde que esteja com a casca firme, intacta, sem rachaduras ou manchas. De preferência manter em local fresco e seco evitando a geladeira já que pode alterar seu sabor e aroma. E também pode ser consumida em geléias, compotas, tortas, cremes, sobremesas, sorvetes.

 

Benefícios: possui muitos nutrientes como a vitamina A, B, C e também é uma fruta muito rica em minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro. Entre seus benefícios podemos citar: combate a diabetes: a pera é ideal para quem lida com a diabetes, como é rica em fibras, ela acaba liberando o açúcar presente no sangue. Melhora a visão: como possui carotenoides, betacaroteno, luteína e zeaxantina, as peras podem prevenir doenças prejudiciais a visão. Previne doenças cardíacas: As fibras diminuem o colesterol e o potássio controla a pressão arterial, assim então esses dois componentes evitam os riscos de doenças cardiovasculares.

 

Mercado e cultivo: A pereira cresce em solo arejado e profundo, por causa do tamanho de sua raiz. O tronco da árvore é grosso, forte e possui uma coloração acinzentada com a casca de formato fendilhada. Ela só dará frutos depois de três ou quatro anos. No Brasil, o florescimento ocorre entre agosto e setembro, e as frutas, de fevereiro a março.

São produzidas em torno 27 milhões de toneladas de pêra no mundo por ano. Sendo a China o maior produtor, com um total de 19 milhões t/ano, seguida pela Argentina 900 mil t/a e EUA 700 mil t/a. No Brasil contamos com 14 mil toneladas por ano, sendo os maiores produtores da fruta a região Sul e Sudeste. O consumo interno vem sendo um desafio, fazendo com que a grande maioria das pêras disponíveis nos supermercados sejam importadas. Segundo a Embrapa, em 2019, o Brasil comprou 180 mil toneladas da espécie. Com intenção de aumentar o consumo nacional, a ideia era aproveitar as oportunidades deixadas pela safra do sul para produzir a pera em outras épocas e regiões, com a finalidade de preencher o mercado com mais opções de cultivo em solo nacional. Segundo o Dr. Paulo Roberto Lopes, pesquisador da Embrapa e responsável pelo projeto de expandir o cultivo da pêra no Brasil, o maior desafio para aumentar a produção nacional era de superar a necessidade de clima frio para o crescimento da fruta. A árvore da pêra, a pereira, precisa de no máximo 400 horas de baixa temperatura (7°C) para produzir frutos. De acordo com o pesquisador, ao longo de dez anos foram feitos diversos testes para se chegar ao florescimento, frutificação e produção. E também, foram adaptados parâmetros de espaçamento, irrigação, e adubação. As 5 variedades que apresentaram melhores resultados em relação às condições e ao clima quente foram: Triunfo, Princesinha, Housui, Centenária e Schmidt.

 

Referências:

Pêra. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/pera.htm

Benefícios da pêra. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/24/pera-ajuda-no-funcionamento-do-intestino-confira-mais-beneficios-da-fruta.htm

Produção de pêra. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/49764013/pesquisa-viabiliza-cultivo-de-pera-no-sertao-e-producao-ja-atinge-mercado-do-sul-do-pais

Cultivo da pêra, disponível em: https://www.jardimdasideias.com.br/pe-de-pera-plantio-em-casa/

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

17 Jun 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também