X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Afinal "a vida é um pêssego"

Utilidades do pêssego, a fruta símbolo da beleza!

Publicado em
  • Compartilhe:

Ter uma pele de pêssego é sinônimo de beleza e cuidado, a vida é um pêssego é uma frase estrangeira usada para dizer que a vida é boa, como o pêssego, uma fruta que se come com casca e tudo, da casca fininha, suculenta, onde só se tira o caroço que solta praticamente sozinho! Pêssego é tudo de bom! O Prunus Persica, mais conhecido como pêssego, da família Rosaceae, foi uma das primeiras frutas a serem introduzidas pelos portugueses no Brasil por volta do século XVI.

Com um grande número de variedades, a florescência do pessegueiro ocorre de acordo com a variedade e a região onde está plantada. Mas, em geral, de junho a setembro são os melhores meses, quando o frio é mais intenso.

Em geral, os pêssegos são classificados em dois grupos: os de polpa amarela e os de polpa branca, cada um tendo as suas variedades de “caroço solto” e “caroço aderente” . O de caroço solto, polpa branca, tem a polpa mais macia e é de digestão mais fácil, sendo mais adequado para ser consumido ao natural. 

Já o caroço aderente, da polpa amarela, é mais duro, usado principalmente na indústria. O processamento de frutas em calda é uma alternativa para a sua conservação por proporcionar um sabor agradável que permite uma boa conservação do produto por tempo indeterminado. A origem da compota ou fruta em calda, vem de tempos antigos, quando as populações preparavam grandes quantidades de mantimentos para o Inverno, conservando a fruta em açúcar, era possível aproveitar a generosidade dos frutos do Verão e do Outono, para apreciar durante todo o ano, feitas com frutas inteiras ou em pedaços, cozidas em calda de água e açúcar, aromatizadas com especiarias ou mesmo bebidas alcoólicas, os pêssegos em calda são até hoje uma sobremesa deliciosa. Além do pêssego em calda, outros produtos elaborados apresentam bastante aceitação pelos consumidores, tais como as geléia, passas, polpas, sucos, purês, etc.

Na hora da compra, deve-se dar preferência aos frutos de casca firme, mas não dura. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira, onde se conservam por uma a duas semanas. Os pêssegos não devem ser lavados, a não ser pouco antes de serem digeridos. 

Benefícios: O pêssego é rico em vitamina A e C que ajudam no sistema imunológico, sais minerais que ajudam com o controle do metabolismo em nosso corpo, contém selênio – um mineral com propriedades antioxidantes que podem ajudar a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres, é fonte de antioxidantes e fibras.

O comércio: No mundo, segundo a FAO, são produzidas, em torno de 15,3 milhões de toneladas de pêssegos. Com destaque para a China, que produz um volume aproximado de 5,8 milhões de toneladas, seguida da Itália, dos Estados Unidos e da Espanha. Na América do Sul, o maior produtor é o Chile com 311 mil toneladas.

A maior concentração da produção de pêssegos brasileira se encontra no Sul do país. O Rio Grande do Sul é o principal produtor, com cerca de 52% da produção nacional com cerca de 122 mil toneladas. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná juntos, produzem aproximadamente 74% da oferta nacional.

Na região Sudeste também é possível produzir pêssegos nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A contribuição da região para a produção nacional, é de 26%. 

 
REFERÊNCIAS

Benefícios do Pêssego. Disponível em: https://belezaesaude.com/pessego/
Pêssego. Disponível em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/pessego
Pêssego. Disponível em: https://www.todafruta.com.br/pessego/
AGEITEC, Comercialização do Pêssego, por João Carlos Medeiros Madail
Pêssegos em calda: uma sobremesa prática e deliciosa! Disponível em: http://emporiovilaoliva.com.br
 

Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

09 Dez 20 • 6 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também