X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Pimentão: O mexicano que conquistou o mundo!

De origem mexicana o pimentão faz parte da cozinha mundial e dá aquele toque especial às receitas.

Publicado em
  • Compartilhe:

De origem mexicana, o pimentão “Capsicum annum” é um vegetal da família das Solanáceas. O formato e a cor da hortaliça variam conforme as diversas espécies da mesma. Os frutos mais comuns são os de coloração verde, amarela e vermelha.

Benefícios: Contêm vitaminas e minerais, além de possuírem baixo valor energético. Quando são consumidos de forma crua, são importantes fontes de vitamina C, o pimentão amarelo possui maior quantidade dessa vitamina comparado aos outros. Já a vitamina A, o vermelho se destaca, pois tem o dobro da quantidade encontrada nos demais.

Cultivo: De acordo com a Embrapa, a época indicada para o plantio do pimentão é entre os meses de agosto e fevereiro. O início da colheita deve ocorrer entre 100 e 110 dias depois do plantio. O pimentão verde é colhido ainda antes de amadurecer, por isso é produzido em maior quantidade, como é o mais comum de se ter no mercado, o seu preço é mais barato. Já o pimentão amarelo e o pimentão vermelho demoram mais para serem colhidos, logo acabam aumentando o custo de produção, pois exigem mais cuidados contra pragas e demais fatores que podem prejudicá-los durante esse tempo no campo. Assim, deixando-os mais caros.

Mercado: Com um levantamento do Cenário Hortifruti 2018, o pimentão ocupa uma área de 13 mil hectares do território brasileiro. São produzidas, em média, 350 mil toneladas desses frutos por ano. As regiões sudeste e nordeste são as principais produtoras dessa hortaliça. E no Distrito Federal, o pimentão é mais cultivado em estufa em grande quantidade e logo garante mais qualidade pois fica livre de pragas, chuvas constantes e fica mais resistente.

 

Referências:

Cultivo. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/o-cultivo-do-pimentao/

Mercado. Disponível em: https://www.grupocultivar.com.br/artigos/tendencias-de-mercado/

Pimentão. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/pimentao-hortalica/


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

22 Abr 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também