X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

PITANGA: frutinha versátil para plantar e consumir!

Seu nome vem do tupi-guarani, “pyrang” que significa vermelho.

Publicado em
  • Compartilhe:

     A pitangueira é uma árvore ornamental, e pode ser encontrada em vários locais do território brasileiro, inclusive em qualquer quintal! A da família Myrtaceae é de origem brasileira, na Mata Atlântica, sua árvore pode medir até 3 cm de diâmetro, sua casca pode ter a cor branca, laranja ou vermelho-escuro, e o fruto tem um formato achatado nas suas extremidades formado por pequenos gominhos.

Benefícios: A pitanga nos oferece muitas vitaminas como A e B e C, minerais como cálcio e antioxidantes. Ajuda a emagrecer por possuir poucas calorias a pitanga em forma de suco é recomendada para fazer dieta. Graças ao seu poder antioxidante, a pitanga previne o câncer e outros radicais  presentes no organismo além de retardar o envelhecimento e garantir um sistema imunológico mais resistente.

Cultivo: ela se encaixa perfeitamente em qualquer região e clima, prefere sol e solo úmido. Pode ser cultivada em vasos na prática de bonsai, ou em jardins e quintais. Sua espécie é muito resistente e fértil, se reproduzindo facilmente. A melhor opção para plantar pitanga é nos meses chuvosos de outubro até janeiro. Sua árvore só dará frutos depois do 3º ano de plantio, e depois de 60 dias de floração, que acontece em agosto, se for bem cuidada ela pode dar frutos em duas partes do ano, que são março e abril e sua principal época de colheita começa por outubro.

Mercado: por ter a característica de se adaptar em qualquer local, o fruto atualmente é encontrado nas mais variadas regiões do mundo, existindo plantios comerciais na América Central, Flórida, Califórnia, China e Sul da França. No Brasil, o maior plantio comercial, encontra-se no estado de Pernambuco. Estima-se que a produção anual de pitanga do estado de Pernambuco esteja entre 1.300 a 1.700 toneladas por ano.

    A pitanga pode ser consumida ao natural ou comercializada em forma de bebidas como sucos, vinhos e licores ou doces como sorvete e geléias.

 

Referências:
Pitanga. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/frutas/pitanga.htm
Cultivo da Pitanga. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/como-cuidar-do-seu-pe-de-pitanga
Benefícios da pitanga. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/pitanga-os-beneficios-dessa-fruta-brasileira-rica-em-nutrientes_a8764/1
Pitanga sobre a fruta e a produção escrito por Silvanda de Melo Silva. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-29452006000100001&lng=pt&tlng=pt

Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

18 Nov 20 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também