X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

QUIABO: hortaliça riquíssima em nutrientes!

Muitos não se agradam do tal quiabo por sua baba, mas mal sabem da sua riqueza nutricional!

Publicado em
  • Compartilhe:

O quiabeiro é uma planta de caule semi lenhoso, folhas verdes grandes e pode até três metros de altura. O fruto do quiabeiro é de coloração verde e formato cilíndrico, o sabor é bem leve e adocicado.

 

De origem Africana, trazido da Etiópia pelos escravos, o popular quiabo, ou também chamado de quingombô ou gombô, desde que chegou ao Brasil se tornou parte da culinária brasileira. Um bom exemplo é o frango com quiabo, prato típico de Minas Gerais. O quiabo é consumido frito, refogado ou cozido, no preparo de pratos e saladas frias.

 

Alguns não gostam muito desta hortaliça pela chamada baba, justamente o componente que dá liga aos temperos e proporciona sabor peculiar às receitas culinárias. Viscosa e transparente, a baba característica do quiabo pode ser eliminada secando o quiabo com um pano após mergulho em suco de limão por 15 minutos. Em seguida, é preciso cortar as pontas e os cabos, picar os frutos de acordo com a receita e colocá-los para cozinhar.

 

Benefícios: O quiabo é pouco calórico e apresenta muitos nutrientes para a saúde como a vitamina A por exemplo, que previne doenças oculares. É rico em fibras o que faz aumentar a sensação de saciedade, ajudando a emagrecer, e é muito indicado para gestantes por conter ácido fólico, que evita com que o bebê nasça com complicações na coluna ou no cérebro.

 

Plantio e produção: O plantio de quiabo deve ser em local onde o solo é profundo, permeável e rico em matéria orgânica. A propagação pode ser por semeadura ou por mudas. No caso de sementes, recomenda-se o plantio com profundidade de 8 a 10 centímetros. Para uma germinação mais uniforme, o ideal é quebrar a dormência das sementes imergindo-as em água por 24 horas antes do plantio.

 

Os melhores meses de produção vão de janeiro a maio. A produtividade brasileira do quiabeiro varia de 20 a 40 toneladas por hectare. O quiabo de qualidade e adequado para o consumo deve ter cor verde brilhante sem presença de manchas escuras, deve apresentar firmeza e comprimento de até 14 centímetros. Depois de colhido, o quiabo pode ser conservado por até uma semana, desde que seja mantido dentro de sacos plásticos e na parte inferior da geladeira.

 

 

Referências:

Benefícios do Quiabo. Disponível em:  https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/27/quiabo-contribui-com-a-saude-do-coracao-veja-9-beneficios-desse-vegetal.htm

Quiabo. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quiabo

Quiabo. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/quiabo.htm

Tudo sobre o quiabo. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/quiabo/

Cultivo do quiabo. Disponível em: https://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI301547-18291,00-QUIABO+APRENDA+CULTIVAR+E+ELIMINAR+A+BABA.html

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

02 Jul 21 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também