RABANETE: A raiz de sabor adocicado, refrescante e picante.

Sua raiz é muito consumida, principalmente cru e em saladas.

Publicado em

O rabanete é uma hortaliça que possui cultivares europeias e orientais, podendo variar entre pequenas ou grandes, com raízes redondas ou compridas e de cor externa vermelha, rosa, roxa, branca, verde, preta e amarela ou creme.

Existem dois principais tipos de rabanetes: os rabanetes de Primavera, com um crescimento rápido, aroma pouco intenso, cor que pode variar entre o branco e vermelho, e uma forma que tanto pode ser cilíndrica, oval ou esférica. Já os de Inverno, por sua vez, demoram mais tempo a desenvolver e a crescer, mas são mais aromáticos.

A região Sul é a mais propícia para o seu plantio, pois o rabanete adapta-se melhor a regiões de clima frio ou temperado, que pode ser feito em qualquer época do ano. Em cultivares menores, a colheita começa de 25 a pouco mais de 30 dias depois da semeadura, quando a planta é arrancada por completo, não devendo se estender por mais de dez dias pois, após este período, as raízes começam a perder a sua qualidade e podem até mesmo ficar impróprias para o consumo e comercialização, tornando-se lenhosas e amargas. Cultivares maiores são geralmente colhidas de 60 a 80 dias após o plantio. Algumas cultivares de rabanetes são plantas anuais, enquanto outras são plantas bianuais.

O rabanete não é uma planta que sofre muito com doenças e pragas, por ser bastante resistente. O principal cuidado a ser tomado é manter constante a irrigação, que deve ser diária. Além disso, devem ser retiradas, sempre, as plantas invasoras, através de capinas manuais e observadas as presenças de grilos e pulgões e, ainda, a mela, que é uma doença causada por fungos. Em todos estes casos, devem, ser tomadas providências para erradicar esses problemas, principalmente através da utilização de defensivos adequados ou de métodos naturais.



REFERÊNCIAS:

Como plantar rabanete. Disponível em: https://hortas.info/como-plantar-rabanete
Cultivo do rabanete. https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/cultivo-do-rabanete-30414

Baixe o app para Android
Baixe o app para IOS

 

Deixe um comentário