X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

REPOLHO: o rei da horta!

Alimento muito usado em sopas e saladas!

Publicado em
  • Compartilhe:

Uma variedade peculiar de couve, o repolho, é um dos vegetais mais utilizados na cozinha em sopas, conservas, acompanhamentos, massas, etc.

As folhas superiores do caule ficam encaixadas umas nas outras, formando o que é chamado de "cabeça".

O repolho é usado cru, raladinho em saladas ou cozido. Como se conservava facilmente, foi um vegetal particularmente utilizado antes da invenção da refrigeração como meio de conservação de alimentos frescos.

É ainda usado frequentemente como principal ingrediente em dietas de emagrecimento, como a dieta da sopa que é, contudo, criticada pelos nutricionistas por ser desequilibrada.

Entre seus benefícios: Fortalece o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C e antioxidantes; Previne doenças cardiovasculares, pois possui antioxidantes e impede que o colesterol seja absorvido no organismo, reduzindo os níveis de colesterol; Ajuda a emagrecer, uma vez que é um vegetal pouco calórico e rico em fibras, vitaminas e minerais; 

Cultivo: O repolho pode ser semeado diretamente, ainda que o normal seja o plantio em canteiros, fazendo posteriormente mudas que são transplantadas definitivamente, com o devido espaçamento entre as plantas, para que se possam desenvolver de forma adequada.

Podemos plantar nossas sementes de repolho em ambientes internos também em canteiros ou potes por cerca de 6 a 8 semanas antes da última geada de primavera. Na maioria dos casos, a temperatura ideal para cultivar repolhos está entre 12-23ºC. Devendo ser regados até eles desenvolverem de 3 a 4 folhas. As plantas estão prontas para serem transplantadas 18-38 dias após o semeio.

Mercado: Atualmente, estima-se que a área cultivada com repolho no Brasil ultrapassa 30 mil hectares, mantendo sua predominância nos estados do sudeste e do sul, porém, com crescimento significativo no Nordeste, sobretudo em regiões de altitude como a Chapada Diamantina, na Bahia, e a Serra da Ibiapaba, no Ceará. A produção brasileira anual tem ficado acima de 370 mil toneladas. 

A produtividade média comercial de repolho varia grandemente no território nacional, sendo que bons produtores conseguem médias de 30 toneladas por hectare. Em regiões mais tecnificadas, a exemplo da Chapada Diamantina e do Rio Paranaíba, em Minas Gerais, produzem acima de 60 toneladas por hectare.

Referências:

Como cultivar repolho. Disponível em: https://wikifarmer.com/pt-br/como-cultivar-repolho-o-guia-completo-do-cultivo-do-repolho-do-plantio-a-colheita/

Qual o panorama nacional da produção de repolho. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/qual-o-panorama-nacional-da-producao-de-repolho/#


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

29 Abr 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também