X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

ROMÃ: a fruta da virada do ano!

Além dos cobiçados benefícios para o bolso e para o amor, faz muito bem para a saúde.

Publicado em
  • Compartilhe:

A virada do ano traz a ceia carregada de superstições e rituais para atrair coisas boas para o Ano Novo, três sementes de romã na carteira para ter dinheiro abundante o ano todo! A romã é símbolo de fertilidade e prosperidade, por ser uma fruta com muitas sementes que remete à abundância, além disso, a cor rosada da fruta é uma referência ao amor. Então a romã é a fruta da virada!

De origem asiática, a romã é um fruto da árvore de romãzeira. A fruta é mais conhecida por possuir uma cor vermelha e polpa carnosa comestível com pequenas sementes.

Sua árvore pode alcançar até 8m de altura e se desenvolve muito bem em climas tropicais e subtropicais, inclusive em quintais!

A romã pode ser consumida ao natural, comida integralmente, em forma de sucos ou acompanhando saladas e doces, sua casca e sementes em formas de chás.

Benefícios: Faz bem para o estômago: A casca da romã é utilizada para problemas digestivos, como a diarréia. O chá de Romã e sua forma em suco são ótimos meios para combater doenças. Faz bem o coração: O suco de romã, ingerido regularmente de preferência sem açúcar ou outros tipos de acompanhamentos, é ótimo para manter um bom fluxo de sangue no corpo. Isso diminui os riscos de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Faz bem para os dentes: Com propriedades antibacterianas e antivirais, o fruto ajuda a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protege contra várias doenças orais. Resultando em um belo sorriso!

Mercado: Atualmente, cerca de 310.000 hectares são cultivados comercialmente em todo o mundo em países como: Irã, Índia e Estados Unidos. 

No Brasil, algumas variedades de romã podem ser encontradas nos estados de São Paulo, Bahia e Pernambuco, sendo os principais fornecedores da fruta para diferentes regiões do país. Essa diversidade de regiões de cultivo ocorre porque a planta se desenvolve bem em áreas de clima bem quente, além de produzir em uma ampla variedade de solos e ter uma elevada resistência à salinidade. 

É importante ressaltar que a romãzeira cresce melhor em solos profundos e argilosos e se adapta bem a solos alcalinos, porém, o solo ideal deve ser permeável, profundo e seco. Ela pode ser plantada em qualquer época do ano, mas, a melhor estação para o plantio da romãzeira é na primavera, a época das chuvas! A colheita inicia entre 5 a 7 meses depois da floração.

 

Referências:
Sobre a romã. Dsponível em: https://m.mundoeducacao.uol.com.br/amp/biologia/roma-6.htm
Cultivo da romã e um pouco do mercado. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/produtores-apostam-no-cultivo-de-roma/
Benefícios da romã. Disponível em: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/roma-a-fruta-que-combate-o-envelhecimento-precoce-das-celulas-descubra-como_a4476/1
Cultivo da romã. Disponível em: https://www.mondiniplantas.com.br/artigo/como-cultivar-roma



Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

30 Dez 20 • 4 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também