X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

Sincronia de operação no agronegócio: 3 motivos para apostar nessa técnica

Veja como a sincronização das atividades pode ajudar a reduzir o tempo de ociosidade das maquinas no campo, gerar menos custos e mais lucratividade

Publicado em
  • Compartilhe:

Ociosidade, atrasos e desperdício de tempo e recursos nunca é uma boa pedida, seja em qual for o sistema produtivo, certo?

As operações agrícolas demandam atividades complexas e se não existir uma padronização nos processos, se torna difícil manter a sincronia entre as etapas do trabalho.

Hoje, graças às inovações tecnológicas, o mercado disponibiliza soluções digitais que facilitam o gerenciamento de recursos e processos, garantindo assim, a otimização e continuidade dos trabalhos a partir da sincronização automatizada das atividades.

Confira então três razões para investir na sincronização de operações no agronegócio:

1. Aumento da eficiência - Um dos principais benefícios da sincronia entre operações é o aumento da produtividade, visto que, com ela as equipes e equipamentos passam a trabalhar de forma mais nivelada, prevenindo interrupções desnecessárias. Um exemplo a se destacar, é a sincronização do processo de colheita com as atividades de transporte. Hoje, existem softwares desenvolvidos para solucionar esse desafio, que avaliam quesitos como o número e a velocidade de colheitadeiras trabalhando no campo, o ritmo da colheita, a disponibilidade de caminhões e o horário de trabalho dos motoristas e, a partir disso, sincronizam máquinas e caminhões para que não haja desperdício de tempo.

2. Redução de gastos e disperdícios - Em consequência da otimização dos processos, vem a redução de gastos e desperdícios. Como exemplo, temos a sincronização das maquinas com os caminhões que irão transportar a matéria-prima. A prática reduz o gasto com combustível e pode até diminuir o número de máquinas e/ou caminhões necessários para a realização da logística da operação, reduzindo também (ainda que indiretamente), o impacto ambiental causado pelas atividades agrícolas.

3. Diminuição de riscos - Atualmente, é possível controlar de forma remota e centralizada as operações que estão acontecendo no campo a partir da transferência de informações dos computadores de bordo das máquinas agrícolas para a nuvem através de satélites, wifi ou de canais de comunicação 3G/4G. Esse acompanhamento é o que garante a sincronização das atividades, já que ele permite a solução rápida de eventuais ocorrências, como por exemplo, a parada de algum equipamento. Isso acaba por assegurar que a matéria prima seja entregue ao seu destino final dentro do prazo programado, evitando assim, possíveis atrasos ou paradas na indústria.

 

Fonte:

Três motivos para apostar na sincronia de operações no agronegócio. Disponível em: https://www.noticiasagricolas.com.br/

 

Perspectiva para o agronegócio em 2022. Disponível em: https://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/perspectivas-para-o-agronegocio-em-2022.aspx

 


Por Júlia Barreto
Por Júlia Barreto

11 Abr 22 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também