X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

SORGO: quinto cereal mais cultivado no mundo!

De fácil adaptação, alta produtividade e versatilidade, o sorgo representa um excelente investimento para os produtores rurais.

Publicado em
  • Compartilhe:

O quinto cereal mais cultivado no mundo, atrás apenas do milho, trigo, arroz e cevada, e sua utilização é importante, principalmente, para a alimentação animal, mas também para a dieta alimentar humana na forma de farinhas sem glúten e para a produção de etanol. 

Sua cultura é conhecida pela utilização na alimentação animal, principalmente nos EUA, América do Sul e Austrália. Já na América Central, na Ásia e na África, seus grãos são usados também na alimentação humana para produção de farinha e de amido industrial, na fabricação de pães e biscoitos, principalmente por sua riqueza de fibras, ácidos fenólicos e taninos. É um cereal cujos grãos possuem diversas cores de pericarpo (camada que envolve a semente), do branco ao marrom, por isso, em algumas preparações, como nos produtos à base de chocolate, por exemplo, utilizando-se farinha de grãos de pericarpo marrom, pode-se dispensar o uso de corantes artificiais.

A cultura do sorgo é bem antiga, tem pelo menos 6 mil anos e originou-se na região entre a África e a Ásia, mas só a pouco tempo atrás teve sua produção expandida e conquistou a agricultura. O Brasil é o 9º maior produtor mundial de sorgo. 

É muito útil na dieta alimentar humana, na forma  de farinha e na indústria de rações e silagens para animais. importante componente no mix de insumos energéticos que compõem rações para aves, suínos, bovinos, no segmento de pet food e recentemente na produção do bioetanol. Por ser livre de glúten e possuir sabor mais suave, o sorgo pode substituir o trigo na produção de alimentos gluten free e beneficiar indivíduos que têm algum grau de intolerância a essa proteína, especialmente, os celíacos. 

A planta se adapta a ambientes variados e produz mesmo sob condições desfavoráveis, o que não acontece com a maioria dos outros cereais, é tolerante à seca. Seu cultivo ocorre normalmente em plantio de safrinha, sucessão às culturas de verão, após a colheita da soja, sendo o início da janela de plantio a partir do final de fevereiro, e a colheita em junho. Ele se encaixa como uma boa alternativa para plantio em regiões de pouca chuva. A adaptação do sorgo é bem ampla, podendo ser produzido em diferentes regiões do Brasil, com grande destaque para plantios de safrinha nos cerrados. 

Agronomicamente, o cultivo pode ser classificado em quatro tipos, sorgo granífero, sorgo sacarino, sorgo vassoura e sorgo forrageiro.

 

REFERÊNCIAS

 

O que você precisa saber sobre o sorgo. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-sorgo_445721.html

Sorgo: Aprenda um pouco as Características dessa Cultura. Disponível em: https://agropos.com.br/sorgo/

Sorgo: o que é, características e como cultivar esse grão. Disponível em: https://www.myfarm.com.br/sorgo/

 

Sorgo é rico em nutrientes e antioxidantes, aponta pesquisa. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/13242210/sorgo-e-rico-em-nutrientes-e-antioxidantes-aponta-pesquisa

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

03 Dez 21 • 5 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também