X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
Fácil Alimentos - Blog Fácil Alimentos - Blog

Matéria

Filtrar
Agronegócios
Economia
Empreendedorismo
Logística
Mercado
Produção
Serviços
Tecnologia

TÂMARA: estimulante e fonte de energia!

A tâmara é rica em nutrientes responsáveis por proteger o organismo e deixar o corpo forte e regulado.

Publicado em
  • Compartilhe:

As Ceias de final de ano são marcadas pela fartura e por muito simbolismo e superstições. Para atrair boa sorte, algumas crendices estão nos alimentos.

Nozes, castanhas, avelãs e tâmaras são consumidas em vários pratos, tanto no Natal quanto no Réveillon, elas foram trazidas para o Brasil por imigrantes de origem árabe, que acreditavam que elas traziam fartura. Utilizadas tanto na decoração dos pratos quanto na receita de doces, bolos, saladas, farofa ou até no arroz.

A tâmara é uma fonte de frutose, um açúcar natural. Por isso é muito doce e tem um sabor sutil semelhante ao de caramelo. São ótimas substitutas para o açúcar branco em vitaminas, sucos e receitas, devido aos nutrientes, fibras e antioxidantes que possuem.

A tamareira possui uma alta diversidade de textura, forma, cor e composição química, dependendo do genótipo, ambiente, estação do ano e práticas de cultivo. Os benefícios da tâmara a tornam um alimento muito saudável, contém antocianinas, fenólicos, esteróis, carotenoides, procianidinas e flavonoides, compostos conhecidos por possuir múltiplos efeitos benéficos à saúde. Estes compostos ajudam a eliminar radicais livres, têm ação antioxidante, antimutagênica, antimicrobiana, anti-inflamatória, gastroprotetora, hepatoprotetora, nefroprotetora, anticâncer, antiulcerante e imunoestimulantes.





REFERÊNCIAS

Conheça os significados dos alimentos da Ceia de Ano Novo. Disponível em: https://www.acessa.com/sosabor/arquivo/noticias/2011/12/27-conheca-os-significados-dos-alimentos-da-ceia-de-ano-novo/

Por que porco? Disponível em: https://www.sociedadedacarne.com.br/blog/carne-de-porco-e-outras-supersticoes-nas-ceias/

Tâmara: benefícios comprovados pela ciência. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/tamara/

 

 


Por Thaíse Pires
Por Thaíse Pires

24 Dez 21 • 3 min


Qual a tua avaliação deste artigo?

Leia também