- Compartilhe:
Comer 12 uvas no Ano Novo é uma tradição espanhola originada no início do século XX, no entanto, já era costume entre a burguesia espanhola comer torradas com uvas e beber champanhe para ver a passagem do ano. Já para os portugueses, não é necessário comer exatamente 12 uvas e sim, a quantidade correspondente ao seu número da sorte, garantindo prosperidade e fartura de alimentos, além de guardar as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo para garantir também dinheiro!
A uva fruta começou a ser cultivada há mais de 8 mil anos no Oriente Médio, onde a sua casca era utilizada para produzir vinho. No Brasil, a uva chegou junto com os portugueses em 1535, quando começou a ser cultivada na Capitania de São Vicente. No entanto, as plantações de uva só se expandiram no final do século XIX durante a imigração dos italianos para o estado de São Paulo e na região sul.
As uvas crescem em cachos que podem conter entre 15 e 30 frutos, apresentando uma coloração roxa, verde, amarela, vermelha, preta ou azul escuro.
A uva é uma fruta muito consumida no Brasil, tanto in natura quanto processada e transformada em vinho, sucos, entre outras bebidas e alimentos.
Elas são divididas em cinco categorias: a ideal para a produção de vinho, a própria para consumo e produção de sumo, a indicada para doces e a que é usada para a confecção de sucos e vinhos.
O cultivo de uva pode ser um negócio altamente lucrativo, mas requer inúmeros cuidados, visto que se trata de uma fruta frágil e que se dá melhor em regiões com temperaturas mais amenas.
Atualmente, o Paraná é o maior produtor nacional de uvas entre julho e novembro, seguido pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Enquanto que no nordeste, Bahia lidera a produção entre agosto e dezembro.
As uvas possuem diversas propriedades benéficas à saúde. Elas protegem o sistema circulatório e o coração; têm propriedades antioxidantes, o que significa que impedem a ação de radicais livres no organismo; apresentam características antiinflamatórias; inibem a aglomeração das plaquetas sangüíneas, reduzindo os riscos de ocorrência de infartos e derrames; além de impedir alguns processos desencadeadores do câncer. A fruta ainda é boa fonte de vitamina C e do complexo B, rica em minerais como magnésio, enxofre, ferro, cálcio e fósforo.
A planta prefere temperaturas entre 15 e 30 graus, faixa que influencia o processo de fotossíntese, a produtividade e a duração dos dias entre floração e colheita, período que deve contar com muita luminosidade. Com exceção dos encharcados, a videira vai bem em qualquer tipo de solo.
Por ser trepadeira, a cultura precisa de suporte para a sustentação dos ramos. A latada ou pérgola é formada por malhas suspensas a cerca de dois metros do chão. As plantas são, assim, conduzidas na horizontal, o que permite um melhor desenvolvimento e maior produção. O sistema mais utilizado para produção de uvas para vinhos finos é a espaldeira.
Referências:
Por que comer doze uvas no Ano-Novo? Disponível em: https://universia.com.br
Simpatias para o Ano Novo. Disponível em: https://sonoma.com.br
Uvas: como plantar? Disponível em: https://revistagloborural.globo.com
Plantação De Uva Pode Ser Um Negócio Lucrativo. Disponível em: https://novonegocio.com.br

08 Jan 19 • 6 min